quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Nas palavras de Rúben...




O Diarista sente que o diário o apoia na fadiga quotidiana ao conseguir, através dele, criar um espaço onde os seus pensamentos se espraiam e ganham a dimensão do momento que a realidade dificilmente consegue manter

Maria Teresa Fragata

De facto, um diário é um instrumento pessoal, íntimo, que entra em quase total conexão emocional com quem o redige. Tal como diz Maria Teresa Fragata, é através do diário que se cria um espaço em que se pode fugir à realidade.

Na verdade, eu já tive um diário. Ainda o tenho, mas já não escrevo, pois pertence a uma altura difícil do meu passado. Por essa mesma razão, posso dizer que concordo com a perspetiva do autor. Isto, porque, da mesma forma que Fernando Pessoa, em alguns dos seus textos, eu utilizava o meu diário para escapar à realidade, para me refugiar da dor dos momentos que vivia naquela altura, e ser capaz de exprimir tudo o que sentia.

Efetivamente, considero que um diário não tem uma estrutura definida. É apenas uma espécie de coletânea de poemas, presos às circunstâncias do espaço e do tempo em que a escrita se desenrola. Digo poemas, porque o que lá se redige é fruto da intelectualização do que sentimos. Não há arte sem imaginação, sem que o real seja imaginado de modo a exprimir-se artisticamente e a concretizar-se em arte. Por isso o digo: um diário é arte. É uma afirmação de alguém como pessoa. Dessa forma, as emoções expressas no diário, que foram intelectualizadas, são muito mais autênticas do que o que realmente se sentiu. Eu mesmo trabalhava para isso, quando escrevia no diário. Trabalhava a verdade de forma artística, para que, quando fosse recordar o que se passou, sentisse tudo vividamente.

Concluindo, é através do diário que se encontra a força para enfrentar o quotidiano, que se escapa do real. Só um diarista sabe o que é sentir isso. É num diário que se escreve um dia-a-dia que fica como memória.

Um passado que nos liberta no presente e nos prepara para o futuro. 

Rúben Lindo, 12ºVC

Sem comentários:

Enviar um comentário