quinta-feira, 8 de outubro de 2020

"Onda Rosa"

 Um pouco de história…

“Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, em Nova Iorque, no ano de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama e, nessa altura, era designado por “Corrida pela Cura”. Surgiu com o objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição “Susan G. Komen Breast Cancer Foundation”.

O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida que cresceu, o mês de outubro foi instituído como mês de consciencialização nacional nos Estados Unidos, tendo-se espalhado por todo o mundo.

Desde então, todos os anos, no mês de outubro, a campanha “Outubro Rosa” realiza-se, mundialmente, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama, bem como partilhar informações sobre a doença.




Este movimento visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como esta são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Em Portugal, esta campanha acontece pelo 6.º ano consecutivo e conta com a participação de cerca de 600 instituições, públicas e privadas, todas a lutar pelo mesmo objetivo.

Participar nesta “Onda” é fácil e está ao alcance de todos, de forma individual ou em grupo, promovendo uma atividade para grupos organizados ou simplesmente passando a palavra junto dos que nos rodeiam. A Liga Portuguesa contra o Cancro assinala o mês de prevenção de cancro da mama através da campanha “Onda Rosa”, cujo mote este ano é “A PREVENÇÃO TOCA A TODOS!

Durante este mês, o mundo pinta-se de COR-DE-ROSA.

E, no nosso agrupamento, dadas as circunstâncias e as restrições impostas pela DGS, devido à Covid 19, vamos celebrar de forma singela, cumprindo todas as regras. No dia 22 de outubro, a escola será decorada de rosa e serão colocados nas janelas, das respetivas salas de aula, desenhos com mensagens alusivas à temática, feitos pelos alunos e, nesse dia, toda a comunidade escolar é convidada a vestir de COR-DE-ROSA.

                                                                                                                                                                                           

https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa


Sem comentários:

Enviar um comentário