sexta-feira, 23 de outubro de 2020

26 de outubro - Dia da Biblioteca Escolar em Portugal

O Dia da Biblioteca Escolar em Portugal é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro, de cada ano. Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, bem como promover o gosto pela leitura. As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante e são o veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros, mas também pelas atividades que se desenvolvem. Este dia surge no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi comemorado pela primeira vez em 1999. Este ano, celebra-se dia 26.

No nosso Agrupamento, o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal será comemorado de forma diferente do habitual, devido aos constrangimentos da Covid 19. Assim, nestes tempos de pandemia, a Equipa da BE conta com a colaboração dos docentes, e o mesmo será celebrado em contexto de sala de aula. 

A Equipa selecionou dois textos, um destinado aos alunos do ensino secundário e outro para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Os docentes poderão também apresentar um pequeno vídeo, produzido pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, bem apresentar uma leitura dramatizada da adaptação, feita pelo Clube Crescer "Com as Artes", do Poema Pial de Fernando Pessoa.

Para os alunos dos Jardins de Infância e para os do 1.º ciclo, a Equipa da BE, conta também com a colaboração dos docentes e educadoras, e selecionou dois contos, que poderão ser narrados e/ou apresentados em PowerPoint, em contexto de sala de aula.

Texto 1 (2º e 3º ciclos)

https://drive.google.com/file/d/14ErEfem1tyGPT_9UtZ1SZTeKzLisGAph/view?usp=sharing

Texto 2 (secundário)

https://drive.google.com/file/d/160-MYUm2L1t5xkZPbB7YdqDCyQ8Hxbwz/view?usp=sharing

Apresentação da adaptação do Poema Pial 

https://drive.google.com/file/d/1XXLHjo_EAxM2nKNSFpS_Pj7ZRBLkl4mm/view?usp=sharing

Vídeo realizado pelo Grupo de Teatro

 https://drive.google.com/file/d/1gVRyvDracQf7CC_Nfp4gdOl3p2e8zy39/view?usp=sharing

Conto 1 - Jaime e as bolotas, de Tim Bowley - em PowerPoint, dirigido aos alunos do Jardim de Infância 

https://drive.google.com/file/d/1Yti7ursrW6kRNfgDyfwTHnA0hpLQGZen/view?usp=sharing

Conto 2 - A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares, em texto e em  PowerPoint, dirigido aos alunos do 1º ciclo 

https://drive.google.com/file/d/1BdmjZYZtrpOHX9eiaYwWhLlG3fEcsRis/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1lFvu-5zU8hP9weBj6YJ3fQ6dBLgtSQrl/view?usp=sharing



Sem comentários:

Enviar um comentário