quarta-feira, 25 de março de 2020

Morreu Albert Uderzo, um dos pais de Astérix e Obélix




Albert Uderzo e as suas personagens Astérix e Obélix


O ilustrador Albert Uderzo, co-autor da famosa série de Banda Desenhada “Astérix”, morreu a 24 de março de 2020. Tinha 92 anos.

Uderzo criou Astérix — a história de uma irredutível aldeia de gauleses que conseguem evitar a conquista pelos romanos graças à poção mágica que o druida Panoramix prepara — com o escritor e argumentista René Goscinny em 1959, para o jornal Pilote. O primeiro álbum da famosa série, Astérix, o Gaulês, foi publicado dois anos depois, sendo seguido por Astérix e os Normandos. Lançado em 1966, este último vendeu mais de um milhão de exemplares. Nesses anos, a série tornou-se tão famosa que o primeiro satélite francês, lançado em 1965, se chamou Astérix-1.
Mais de 60 anos depois da criação da história dos “irredutíveis gauleses”, a banda desenhada permanece uma das mais populares de sempre. As aventuras do pequeno Astérix e do seu grande e forte companheiro Obélix venderam perto de 400 milhões de exemplares em todo o mundo e inspiraram mais de uma dezena de filmes, com personagens reais e animadas.

A série está traduzida em mais de 111 línguas e dialetos, incluindo o Mirandês, no livro "La Filha De Bercingetorix".


"La Filha De Bercingetorix" em Mirandês


Em baixo, Urdezo e o “irmão” Goscinny, nps anos 70






Sem comentários:

Enviar um comentário